Patrimônio ambiental
Rica em praias, florestas, rios, cachoeiras e muitas outras paisagens naturais, São Sebastião com mais de 75 mil habitantes tornou-se um dos mais importantes pontos turísticos nacionais. São mais de 30 praias, cachoeiras, trilhas, Águas claras, formações naturais e florestas com fácil acesso e grande diversidade de atrativos, além do Centro Histórico que abriga um preservado casario colonial, com prédios datados dos séculos XVII e XVIII, como a Igreja Matriz, a antiga Casa de câmara e Cadeia Pública e a Capela de São Gonçalo. A presença dos ecossistemas da Mata Atlântica, Serra do Mar e da Zona Costeira garantem a diversidade ecológica em toda a sua extensão e possibilitam a prática do ecoturismo, atividade que pode ser feita o ano inteiro.
Protegidas por lei, as praias de Barra do Sahy, Maresias, Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno ainda guardam construções originais caiçaras, são algumas das 30 praias da cidade.
O Parque Estadual da Serra do Mar, criado em agosto de 1977, é um dos maiores patrimônios naturais de São Sebastião. A legislação estadual protege a vegetação que recobre as encostas da Serra do Mar e as densas florestas que se estendem até a beira-mar.
O município de São Sebastião foi pioneiro no país na criação de legislação municipal exclusiva para a preservação ambiental. A Lei 848/1992 contempla uma série de medidas no sentido de garantir a preservação de espaços ambientalmente importantes. Mais recentemente foi criada, por decreto, o Refúgio de vida silvestre, uma unidade de conservação do Arquipélago dos Alcatrazes, que cobre um longo trecho da área marítima e costeira, além da vegetação de restinga no município. Outro decreto cria a área de preservação na orla sul da praia de Boiçucanga, proibindo novas construções no local. Desta maneira, o município está protegido tanto por legislações estaduais quanto municipais para procurar manter intacto seu patrimônio ambiental.
Esportes e ecoturismo
Áreas naturalmente privilegiadas permitem a prática de esportes náuticos. A região possui inúmeras cachoeiras e trilhas, atraindo praticantes de ecoturismo. A existência dos ecossistemas da Mata Atlântica, serra do Mar e da zona costeira garantem a visualização da diversidade ecológica. Trilhas dos mais variados níveis de dificuldade são supervisionadas, de modo a orientar os interessados em conhecer a área. Há várias opções de hospedagem: hotéis, pousadas, chalés e campings. São Sebastião ainda impressiona pela vasta gastronomia, com pratos caiçaras e da cozinha nacional e internacional.
Acesso
O acesso ao município pode ser feito pela rodovia dos Tamoios, partindo da rodovia dos Trabalhadores ou pela Rio-Santos. A cidade dista 159 quilômetros da capital.